servidores em nuvem com elementos em sobreposição

Software na nuvem é confiável? Confira aqui!

O software na nuvem é projetado para uma função específica e armazenado em um servidor externo — característica que abre espaço para que os seus usuários utilizem as suas funcionalidades sem a necessidade de downloads.

Além disso, uma vez que o software está na nuvem, os usuários não precisam de hardwares tão potentes para utilizá-los, o que reduz os seus custos. Graças a essas vantagens, esse tipo de sistema tem se tornado cada vez mais usado por empresas de todos os portes e áreas de atuação. Apesar disso, algumas pessoas ainda se sentem inseguras com a nova tecnologia, sem saber se ela de fato é segura.

Pensando nesse problema, decidimos criar este conteúdo com informações a respeito das funcionalidades presentes em um software na nuvem. Leia o artigo e descubra por que ele é confiável!

Proteção de dados sensíveis

Nos dias de hoje, em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, a proteção de dados sensíveis é um cuidado indispensável. Se pensarmos com calma nos problemas que o vazamento de informações sigilosas, como dados bancários, podem causar, é fácil entender a importância desse cuidado.

Neste contexto, o software na nuvem surge como uma solução interessante. Isso acontece porque ele fica armazenado em um servidor externo que, via de regra, é administrado por uma empresa com ampla expertise na proteção de dados sensíveis. Uma característica que abre espaço para seus usuários tenham acesso a elevados níveis de segurança.

Serviços como o Amazon Web Services (AWS), adotado pela Tecnorise, contam com uma estrutura robusta o bastante para atender os requisitos de segurança de organizações militares e de grandes bancos. O que só é possível graças aos seus mais de 230 recursos de segurança, conformidade e governança. Recursos estes que estão alinhados a cerca 90 normas de segurança e certificações de conformidade.

Por fim, é válido ressaltar que todos os 117 serviços do AWS, que lidam com o armazenamento de dados em nuvem, fazem uso de aplicações em criptografia.  

Redução de custos operacionais e de manutenção

A implementação de servidores locais, para a realização do atendimento de portaria remota, exige uma série de investimentos. Em primeiro lugar, a empresa, responsável pelo projeto, precisa investir na instalação do servidor e em dispositivos e sistemas de segurança, como firewalls e antivírus, para protegê-los. Além disso, a companhia interessada nesse projeto deve contratar profissionais para administrar o servidor em questão e cuidar de sua manutenção.

Ao optar por um software na nuvem, porém, a empresa não precisa lidar com esses gastos, o que reduz drasticamente os custos da operação.  

Alta disponibilidade

Quando pensamos no uso de uma ferramenta que deve ser utilizada na execução de tarefas importantes, poder contar com ela em todos os momentos é uma característica fundamental. Afinal, a sua ausência pode causar uma série de atrasos e prejuízos. Os softwares não são uma exceção a essa regra, de modo que a implementação de medidas para garantir seu funcionamento continuo se fazem necessárias.

Frente a essa situação, contar com um software de alta disponibilidade, um termo criado para nomear sistemas e equipamentos capazes de se manter em operação por longos períodos de tempo, é a melhor opção.

Para que um software seja categorizado como de alta disponibilidade, ele precisa operar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma tarefa que não é simples, principalmente quando levamos em consideração a ocorrência de possíveis falhas e a realização de serviços de manutenção.

Um software na nuvem, porém, conta com serviços avançados de armazenamento, segurança e backup, de modo que, mesmo que ocorram falhas, ou que manutenções se façam necessárias em algum servidor, ele continua funcionando normalmente.

Analisando os custos que falhas, ou interrupções, na atividade de um software podem causar para uma empresa, é fácil perceber a importância da alta disponibilidade.

Escalabilidade

Em um mercado dinâmico, para que uma empresa de fato seja bem-sucedida, ela precisa ser capaz de prestar seus serviços de forma escalar. Ou seja, ela deve conseguir ampliar seus níveis de eficiência e de produtividade sem que isso aumente de forma drástica seus custos e afete negativamente seu caixa.

No caso de um software, por exemplo, se ele estiver instalado em servidor próprio, a empresa em questão teria de fazer novos investimentos em hardware, e até mesmo na contratação de novos técnicos, para atender um número maior de clientes sem diminuir a qualidade de seus serviços.

Mas, ao escolher um software na nuvem, que conta com o recursos de escalabilidade, a empresa não precisa se preocupar com upgrades ou com a aquisição de novos servidores. Graças a essa característica, os gestores da companhia podem se concentrar em tarefas como garantir a qualidade dos serviços prestados a seus clientes atuais e elaborar estratégias para captar novos clientes.  

Backup inteligente

Um backup eficiente é fundamental para qualquer empresa, isso independente de seu porte ou área de atuação. Afinal, sem essa funcionalidade, informações importantes podem ser perdidas ou corrompidas nos dispositivos da companhia.

Um software em nuvem, por sua vez, pode realizar o backup no servidor externo, que é muito mais seguro e confiável. Além disso, é importante ressaltar que essa operação pode ser feita de modo automatizado, sem a interferência direta de um colaborador. Uma funcionalidade que, além de reduzir os riscos de que algum dado seja corrompido, ainda abre espaço para que os profissionais sejam alocados em atividades mais produtivas.

Depois de ler este artigo, é fácil perceber como os softwares em nuvem podem deixar a operação de uma empresa, que atende a portaria remota, mais eficiente e segura, o que torna sua implementação altamente recomendável.

É importante ressaltar que o software na nuvem pode otimizar diversas atividades. A Tecnorise utiliza seus principais recursos em nuvens para oferecer uma solução completa e garantida a empresas que atendem portaria virtual. Entre em contato conosco e descubra como podemos otimizar seu atendimento de portaria remota!

Quer ficar cada vez mais antenado com o Riseblog?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.